segunda-feira, 11 de julho de 2011

I º Encontro Estadual de Teatro e Iº Setorial de Teatro

De acordo com o que foi deliberado na Conferência Estadual de Cultura, que ocorreu em Santa Maria-RS, nos dias 29 e 30 de abril do corrente ano, onde nosso município se fez presente representado pelo poder municipal através da SEDEC (Secretário e Coordenador de cultura presentes) e pelos profissionais de teatro Guto Pasini e Helen Marie; as artes cênicas foram desmembradas e Passo Fundo sediará o Iº Encontro Estadual de Teatro e a Iº Setorial de Teatro.

O evento ocorrerá nas dependências do Teatro Municipal Múcio de Castro, no dia 16 de julho próximo, com início às 10 horas e trinta minutos e término previsto para às 18 horas. Os detalhes do cerimonial do evento serão divulgados posteriormente, via e-mail e imprensa local.

Além da importância histórica destes eventos, para a classe teatral o objetivo do encontro é o estadual é discutirmos nossas demandas dentro das especificidades deste fazer, para nos articularmos dentro da nova política cultural do Estado.

O Colegiado Setorial do Teatro será a representação da classe teatral, com direito a voz, junto à Secretaria Estadual de Cultura do nosso estado na elaboração, execução e fiscalização do Plano Estadual de Cultura. Será nossa voz na defesa dos nossos interesses! A importância maior da elaboração deste plano é que ele além de ser moldado nas nossas demandas ele norteará as ações dos gestores públicos que terão, por força de lei, que seguir as diretrizes determinadas numa política cultural de Estado (que será decenal) e não na vontade política do governante. Este colegiado terá uma representatividade ligada diretamente ao SEDAC.

O Colegiado do Teatro será composto por 15 representantes, sendo 5 gestores públicos e 10 artistas teatrais e/ou produtores culturais (incluindo artistas que realizam sua auto-produção, artistas-produtores independentes).

Para garantir a representatividade dos grupos que compõem a cena teatral gaúcha, os representantes não poderão ser em sua totalidade da mesma região, obedecendo à distribuição da participação entre os COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).

Nosso esforço deverá ser norteado para que consigamos constituir uma Setorial de Teatro o mais representativa possível para captar as diferentes especificidades do fazer teatral. Por isso nossos encontros preparatórios são de grande importância para nos articularmos e chegarmos fortes diante a plenária estadual no dia 16, quando após o encontro estadual, na presença dos representantes do SEDAC e do diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACEN, Marcelo Restori, serão eleitos os representantes para a Setorial do Teatro.

Para isso devemos:

  • Iniciar as reflexões sobre as representações a serem indicadas para constituir a Setorial de Teatro.

  • Elaborar um documento, a ser lido na abertura do evento, que fale da realidade regional na discussão do âmbito estadual.

  • Elaborar um documento com as propostas dos profissionais de teatro de Passo Fundo, a serem apresentadas no encontro estadual.


                                                                                                                           Helen Marie Moreno Job.

Nenhum comentário:

Postar um comentário